Fortalecimento dos músculos: A Tríade para Combater a Sarcopenia.

A sarcopenia, uma síndrome relacionada à idade, causa uma perda progressiva e generalizada de massa e força muscular, afetando a capacidade de realizar atividades diárias e reduzindo a qualidade de vida.

Sua origem é multifatorial e inclui alterações hormonais, deterioração neurológica, disfunção mitocondrial, entre outras. Para tratar essa condição por meio da medicina ortomolecular, é essencial considerar três estratégias principais:

Exercício combinado: a combinação de exercício aeróbico e treinamento de resistência é de extrema importância para combater a sarcopenia. O exercício aeróbico protege contra essa condição ao melhorar a capacidade aeróbica, estimular a produção de trifosfato de adenosina e aumentar a expressão da proteína autofágica. No entanto, é essencial manter o controle adequado durante o treinamento porque, embora o exercício de resistência mostre um efeito maior sobre a massa muscular, ele também apresenta um risco maior de lesão e pode resultar em taxas de participação mais baixas, especialmente em pessoas mais velhas.

A Ingestão adequada de proteínas é a principal indicação para estes pacientes. Aumentar a ingestão diária de proteínas com ênfase nos aminoácidos essenciais, como a leucina. A leucina desempenha um papel importante no anabolismo proteico, portanto, recomenda-se uma ingestão de até 2,8 a 3 g de leucina pelo menos duas vezes ao dia.

A suplementação de vitamina D é essencial, manter níveis séricos ideais de vitamina D entre 50-75 nmol/L para melhorar o anabolismo proteico e a força muscular nas extremidades é extremamente importante.

Mas qual é a melhor opção: estratégias individuais ou combinadas? As evidências demonstram que a combinação de suplementos de proteína de soro de leite, leucina e vitamina D com um programa de exercícios físicos concomitante demonstrou ser mais eficaz para melhorar a força e a função muscular em pacientes com sarcopenia. Essa combinação de abordagens demonstrou aumentar a massa muscular apendicular e melhorar significativamente a força e a função muscular nesses pacientes. Portanto, a sinergia entre a suplementação adequada e o exercício físico é fundamental para obter os melhores resultados no tratamento da sarcopenia.

Em conclusão, a medicina ortomolecular oferece ferramentas valiosas para tratar a sarcopenia, os profissionais podem contribuir significativamente para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes com essa condição relacionada à idade.

 

Referencias: Chang MC, Choo YJ. Effects of Whey Protein, Leucine, and Vitamin D Supplementation in Patients with Sarcopenia: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients. 2023 Jan 19;15(3):521. doi: 10.3390/nu15030521. PMID: 36771225; PMCID: PMC9920795.

Pós-graduações: (11) 98980-1238 Outros assuntos: (11) 94626-1560