• Curso de Extensão
  • Semipresencial

Curso de Modulação Nutricional e Dietética em Síndrome Metabólica e Obesidade: uma visão Ortomolecular (Híbrido)

  • Em breve
  • 3 dias
  • Dr. Efrain Olszewer (CRM: 49850), Dr. Carlos Jaldin (CRM: 103568), Dr. Marcelo Vaz (CRM: 501433) e Dr. José Ribas (CRM-DF 20261)

Objetivos do Curso

O curso de modulação nutricional e dietética em síndrome metabólica e obesidade: uma visão ortomolecular tem como objetivo fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre abordagens nutricionais para tratar a síndrome metabólica e a obesidade, com ênfase na visão ortomolecular. A síndrome metabólica é um conjunto de condições que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. A abordagem ortomolecular utiliza nutrientes em doses terapêuticas para equilibrar o organismo. O curso pode abordar temas como avaliação nutricional, estratégias alimentares, uso de suplementos e modulação do metabolismo. É importante ressaltar que a nutrição ortomolecular é controversa e carece de evidências científicas sólidas, por isso é necessário basear-se em informações atualizadas e fundamentadas ao aplicar esses conhecimentos na prática clínica.

Curso de Modulação Nutricional e Dietética em Síndrome Metabólica e Obesidade: uma visão Ortomolecular (Híbrido)

  • Em breve
  • 3 dias
  • Dr. Efrain Olszewer (CRM: 49850), Dr. Carlos Jaldin (CRM: 103568), Dr. Marcelo Vaz (CRM: 501433) e Dr. José Ribas (CRM-DF 20261)
  • Profissionais da área da saúde

Pra quem se destina

Destina a profissionais da área da saúde, especialmente aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos na área da nutrição clínica e no tratamento da síndrome metabólica e obesidade. Isso inclui:

Nutricionistas: Os nutricionistas podem buscar esse curso para ampliar suas habilidades e conhecimentos na área da nutrição clínica, especialmente no tratamento da síndrome metabólica e obesidade.

Médicos: Médicos interessados em abordagens complementares à medicina convencional podem buscar esse curso para adquirir conhecimentos sobre modulação nutricional e dietética.

Enfermeiros: Enfermeiros que desejam expandir sua compreensão da relação entre nutrição, síndrome metabólica e obesidade podem se beneficiar desse curso.

Outros profissionais de saúde: Outros profissionais da área de saúde, como farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, que desejam adquirir conhecimentos específicos sobre a modulação nutricional e dietética na síndrome metabólica e obesidade também podem se beneficiar desse curso.

Fisiopatologia da síndrome metabólica.

Entendendo a obesidade (adipócito) e seu metabolismo.

Fatores que induzem ao ganho de peso.

Repercussão estatística da cirurgia bariátrica.

Como compor um regime: prós e contras das dietas.

Devemos calcular calorias?

Análise crítica das dietas para obesidade.

Vantagens e desvantagens das dietas para obesidade.

Existe a dieta ideal?

É possível potencializar com nutriente, com potencial ergogênico, a atividade física? Vale a pena?

O quanto o exercício contribui controlando a obesidade e a síndrome metabólica.

Terapêutica medicamentosa

Ergogênicos e atividade física

Restrição calórica

Fisiopatologia da síndrome metabólica.

Entendendo a obesidade (adipócito) e seu metabolismo.

Fatores que induzem ao ganho de peso.

Repercussão estatística da cirurgia bariátrica.

Devemos calcular calorias?

O quanto o exercício contribui controlando a obesidade e a síndrome metabólica.

Neurotransmissores e obesidade

Estresse crônico, hipogonadismo e obesidade

Disbiose e obesidade

PROFESSORES E COORDENADORES

A Fapes Saúde trabalha para divulgar experiências científicas com coordenadores altamente gabaritado

Dr. Efrain Olszewer

CRM: 49850 – Clínica Médica - RQE 34.021

Dr. Efrain Olszewer, médico clínico geral e pioneiro na Prática Ortomolecular no Brasil.

Já publicou mais de 90 livros e liderou os mais importantes Congressos Internacionais de Prática Ortomolecular no Brasil e no mundo.

Além de suas contribuições literárias e acadêmicas, ele também é diretor científico na fundação da FAPES Saúde, onde ativamente participa em programas de formação na área, tendo formado mais de 25.000 médicos e 4.000 nutricionistas.

Adicionalmente, o Dr. Efrain é diretor científico e membro honorário da SENMO (Sociedade de Estudos em Nutrição e Medicina Ortomolecular) e da AMBO (Associação Médica Brasileira de Prática Ortomolecular).

Dr. Carlos Jaldin

Especialista em Nutrologia | CRM-SP 103568 RQE 34043

Diretor Clínico da CJ-Medicina e Qualidade de Vida

Especialista em Nutrologia, palestrante e escritor, além de atuar como diretor clínico na CJ Medicina e Qualidade de Vida, onde oferece tratamentos relacionados a longevidade, nutrologia, obesidade, condicionamento físico, entre outros.

Dr. Marcelo Vaz

Cardiologista | CRM: 5250143-3

Dr. Marcelo Vaz, um médico cardiologista altamente qualificado e experiente.

Além de sua sólida formação em cardiologia, ele também possui cursos de extensão em prática ortomolecular, envelhecimento saudável e tratamento da obesidade. Sua abordagem combina conhecimentos tradicionais e inovadores, garantindo um atendimento completo e personalizado aos pacientes. Com o Dr. Marcelo Vaz, você terá acesso a um profissional comprometido em oferecer cuidados de saúde excepcionais, visando o seu bem-estar e qualidade de vida. Agende uma consulta e experimente um atendimento médico diferenciado e especializado.

Dr. José Ribas

CRM-DF 20261 | Terapias Injetáveis

Palestrante, Escritor e Professor

Médico graduado em medicina pelas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central – FACIPLAC (DF). Pós graduado em Ortomolecular, Nutrigenômica e Envelhecimento Saudável pela FAPES, ministrado pelo Dr. Efrain Olszewer, em São Paulo.

Autor de livros com temas que falam sobre a saúde integrativa e qualidade de vida.

Pós-graduações: (11) 98980-1238 Outros assuntos: (11) 94626-1560